O amor nos conduz a vários lugares...Hum! O da cozinha é, sem dúvida, o mais aconchegante de todos! Rs

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Bolo de chocolate...Sem farinha

Sim, estamos em uma semana bem light aqui em casa, mas isso não quer dizer que as receitas não tão light não devam ser citadas aqui, não é mesmo?
Até porque a regra número um aqui é a de que a receita deve ser gostosa em primeiro lugar, certo? Rs.
Então, deixa eu contar sobre esse bolo de chocolate...
Eu abri o livro só com receitas de chocolate (!) e vi essa receita. Bom, não confiei, né? Bolo sem farinha. Mas, como eu queria testar e alguns amigos viriam aqui em casa à noite, resolvi fazer o bolo.
A massa ficou ótima, quando assou, o bolo ficou lindo! Até que eu pedi ao Antonio que checasse se o bolo estava assado. O livro mandava tocar com os dedos o bolo e sentir a textura. Antonio enfiou o palito de dentes. O bolo esvaziou na hora...Ai, fiquei triste...Mas, quando o bolo saiu do forno estava delicioso! Feio porque murchou mas bem gostoso. Não sobrou bolo! Todos gostaram.  Então...Lembrem, não furem o bolo!
Vamos à receita:
BOLO DE CHOCOLATE

150g açucar mascavo
225g manteiga sem sal amolecida
4 ovos em temperatura ambiente
200g chocolate preto picado/ralado
230g amêndoas raladas
2 1/2 colheres de sopa de açucar granulado fino
2 colheres de sopa de amêndoas laminadas

Primeiro, você pré aquece o forno a 150 graus e unta uma forma redonda (23cm). Se a sua batedeira não tem dois copos, então faça logo as claras em neve. Bata as claras até o ponto de neve, junto o açucar granulado. Agora podemos seguir com o bolo. Você pode bater com mixer, na mão ou em batedeira a manteiga com o açucar. Essa é a base dos bolos em geral. Bate até que clareie e fique cremoso. Só a partir desse momento é que você começa a acrescentar um a uma as gemas, batendo bem sempre. Junte o chocolate e as amêndoas raladas. Mexa. Acresça com cuidado as claras em neve à massa de chocolate. Não mexa, tá? leve à forma e asse por 50 minutos. Para saber se está bom pressione o centro do bolo.
Deixe esfriar e desenforme. Na receita o bolo é decorado com as amêndoas laminadas e um chantilly, que não vai sobre o bolo mas ao lado do bolo. Para cada fatia de bolo, uma colher de chantilly.
Hum...Saudade dessa receita...
Vou continuar com o chocolate agora, tá?
Beijos
Gilda

Nenhum comentário:

Postar um comentário