O amor nos conduz a vários lugares...Hum! O da cozinha é, sem dúvida, o mais aconchegante de todos! Rs

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Depois da farra gastronômica...Sopa!

Hum..Estamos todos meio desconfortáveis com nossos excessos no fim de semana...
Sim, porque, apesar do peixe e salada, nós estivemos em um aniversário e comemos muitas comidinhas gostosas e que parecem não ter sido completamente digeridas ainda hoje! Rs.
Então, hoje, já no café da manhã, sugeri que nosso jantar fosse salada ou sopa. Antonio quis a sopa.
Então, olhando as batatas, escolhi uma das sopas que mais tenho gostado de preparar ultimamente.
Ah, até pouco tempo atrás eu conhecia poucos tipos de sopa...De feijão, canja de galinha, sopa de legumes, creme de ervilha...Acho que parava por aí...Rs.
Uma vez, encontrei um livrinho que custava R$5,00 só com receitas de sopa. Eu, adorando o preço, comprei o livro. E não é que as sopas ali selecionadas eram maravilhosas? Rs. Pois é, temos dois livros só de sopas e caldos.
Eis aqui a sopa de abóbora, batata e alho poró. Decidi fazê-la a primeira vez porque sempre temos os ingredientes dela aqui em casa. Ficou fácil escolhê-la. Mas, ela ficou tão gostosa que sempre repetimos.
Não há carne nessa sopa, mas eu sempre achei que ela combinaria muito bem com frango. Se alguém quiser experimentar, me avise depois! Rs.
Vamos à receita!
A SOPA

400g de abóbora
300g de batata
200g de alho poró
60g de presunto cru
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de salsa picada
2 fatias de pão
30g de queijo gruyére (ou outro cremoso)
1L de caldo de legumes
azeite, noz-moscada, sal, pimenta do reino preta

Para sopas eu uso uma caçarola de barro ou uma caçarola de inox com fundo pesado. Você descasca as batatas e corta em cubos. lava e limpa o alho poró, retira as folhas e corta em pedaços a parte branca. Quanto à abóbora, é só cortar em cubinhos a polpa dela, após descascá-la. Por fim, pique o presunto cru.
Antes da ir ao principal, coloque o caldo de legumes em uma panela pequena, leve ao forno para ir esquentando.
Agora sim, vamos à panela. Descasque o alho e coloque-o na panela com umas 4 colheres de sopa de azeite. Depois que esquentar o azeite, você retira o alho e coloca os legumes,  mexendo bem por alguns minutos. Acrescenta o caldo de legumes já quente e deixa chegar à ebulição. Desse momento você cozinha por mais 30 minutos, tá? Mexa sempre.
A receita completa manda cortar um pão italiano em cubos e tostá-lo em uma frigideira. O pão italiano é mais firme por isso é indicado para fazer croutons.
Cozinhou a sopa? Hum! Deve estar um cheiro maravilhoso! Agora sim você tempera: pimenta do reino moída na hora, de preferência; noz-moscada ralada, um pouco de salsa picada. Quanto ao sal, você tem que avaliar. Normalmente quando uso os caldos de legumes em pó não preciso mais salgar a comida, porque eles são muito salgados. Aqui em casa muitas vezes nós fazemos nosso caldo de legumes e aí provamos a comida para saber se precisa de sal. O novo tempero que não é em pó ou cubinho é nosso querido, agora. Adoramos! Não é muito salgado e o sabor é excelente. Então, você precisa provar a sopa e ver se precisa de sal mesmo, tá?
No momento de servir, é só salpicar mais salsa e o queijo, de preferência ralado grosso.
Está tudo quente, o queijo na superfície da sopa, o crouton crocante, bon appetit!
Essa sopa não dá pra reclamar que é dificil de fazer. Rs.
À noite, a foto da sopa estará aqui! E acompanhada pelo delicioso ciabatta que o marido fez.
Já tem foto do ciabatta lá na postagem, tá?
Beijos
Gilda

Nenhum comentário:

Postar um comentário