O amor nos conduz a vários lugares...Hum! O da cozinha é, sem dúvida, o mais aconchegante de todos! Rs

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Quero tudo bem gostoso por aqui

Hum...
Comecei este blog quando ainda estava grávida da Manuela, em 2009. Mas, não consegui escrever nele com empenho, porque estava completamente envolvida com a maternidade e escrevia muito no meu blog de maternidade. E também, como aqui eu precisava das receitas corretas das comidas, eu desistia com frequencia de pegar os livros, revisar o passo a passo, fazer fotos e escrever os detalhes...
Mas, nós continuamos a cozinhar muito aqui em casa e as receitas deliciosas continuam a nos surpreender! Por isso, o sentido deste blog persiste. Eu voltei, apaguei as postagens que estavam escritas sem conexão umas com as outras, e recomeço aqui com muita vontade de compartilhar receitas realmente gostosas!
Tanto tenho aprendido receitas para adultos como especificas para crianças. E escuto algumas pessoas reclamando constantemente dos filhos que não comem bem, então, talvez as receitas daqui possam agradar aos paladares infantis mais exigentes. :)
A vontade de cozinhar já existia, estou certa. Eu tinha alguns livros de receitas, porque sempre os achei válidos, mas no dia-a-dia nunca os usava...Rs. Até que casei com Antonio, que apesar de nunca ter cozinhado na casa da mãe dele, achava que cozinharia bem. Rs. E ele cozinha muito bem! 
Casamos, mudamos de cidade, depois de bairro e quase não há padarias próximas de nós. As que estão mais perto não abrem cedo e o pão nunca é bom... Íamos cada vez mais longe procurar um pão gostoso. Assimd escobrimos padarias muito boas em Curitiba, mas perto de casa...Rs.
Cansado de comer os pães ruins, Antonio resolveu testar uma receita de pão do jamie Oliver. O pão ficou bom! E assim Antonio começou a fazer pães caseiros. Algum tempo depois, eu resolvi fazer um pão também. Rs. E peguei um livrinho do Silvio Lancelloti, de anos, que eu mal havia folheado até então. Fiz um pão de provolone...Delicioso! Que pão gostoso!
Pronto! Rs. Ficamos meses sem comprar pão em padaria. Fazíamos nossas receitas e adorávamos. No meu aniversário ganhei dois livros só de receitas de pão. Os amigos vinham, comiam, adoravam e já davam livros para aumentar as receitas. Rs.
Nesse mesmo aniversário meu, assei brioches na hora. Ficaram deliciosos! Preparei a massa ao longo do dia e os assei na hora. Fiz cupcakes de limão. Deliciosos! Gostei tanto de fazer cupcakes que fiz um curso com uma cake designer aqui de Pinhais. Mudou bastante a forma como preparo bolos hoje em dia. Ainda teve pão de ló com cobertura de ganache, chocolate quente, outros tipos de pães. Todas receitas tiradas de excelentes livros de culinária.
Resolvemos testar carnes que nunca havíamos comido, comprar ingredientes inéditos aqui em casa. Eu já havia feito um bem sucedido jantar indiano para o marido, mas, começamos a comprar livros de culinária e assistir aos programas temáticos. De lá pra cá já preparei massa italiana em casa recheada com míudos de frango, brioches, croissant, quiches, suflê de chocolate com café...Tudo gostoso, tudo incentivando o próximo prato. Rs.
O parfait de chocolate meio amargo e ao leite que fiz e ficou lindo e delicioso...Hum! Os jantares para comemorar nossos aniversários de casamento e dia dos namorados são sempre deliciosos!
Hum...Escrever aqui já dá vontade de sair para preparar alguma delícia! Rs. O marido é imbatível, mesmo com todo meu esforço. Rs. No último natal recheou conchiglioni com contra filé, cogumelo e ficou muito bom! Já fizemos, cada um seguindo receitas diferentes, paellas e mais paellas aqui em casa. Fiz uma paella de carneiro picante. Ficou deliciosa! Massas e frutos do mar, lasanha do mar, porco, jacaré...Muita coisa. E digo, até casar eu cozinhava abaixo de bom. Só quebrava o galho com coisas básicas. Rs.
Agora, fazemos reuniões com os amigos. Às vezes, mensais, às vezes quinzenais, mas sempre tem um encontro em volta da mesa. E nós revezamos os cozinheiros. Tem sido uma experiência fantástica promover os encontros com os amigos e tematizando nossos encontros: Já teve o boteco do Zé, a feijoada da Fabiana, a carne cozida do Sergio, a noite árabe da Dani, o sushi na casa da Edileusa, o fondue aqui em casa, a noite do bacalhau, e a noite da paella na casa do marcello, o churrasco da Rika e do Kleber e muitos outros encontros. Gente, muito bom!
Como vai funcionar o blog? Como está funcionando aqui em casa. Durante a semana, preparamos muitas sopas, porque é comum esfriar à noite, todos gostamos muito de sopas e temos várias receitas gostosas de sopas. Mas, à cada sexta feira nós cozinhamos especialmente para nós. É, escolhemos uma bebida que combine, escolhemos os pratos e preparamos tudo para nossa sexta feira. Quem eventualmente encontre aqui uma receita para um dia de festa em sua casa, mas repete que não gosta de cozinhar, pode tentar uma vez ou outra uma receita gostosa, com os ingredientes de sua preferência e fazer uma noite especial ou um almoço de domingo diferente, especial. Porque nós nos contagiamos por nossos momentos na cozinha. Da leitura antecipada da receita. Das idas ao mercado municipal para comprar os ingredientes. E do melhor que é saborear.
Dificilmente fazemos opções de receitas para ficar horas cozinhando. Não! Eu até acho que pensamos isso porque nossas mães e avós demoravam tempo demais na cozinha. Mas, nas casas onde o feijão não falta, já é sinal de que as horas passarão lentamente na cozinha...Rs. Bom, vamos às dicas iniciais de como vou escrever aqui, certo?
Quando eu descrevo os ingredientes, já explico o que será feito deles (picado, cortado na vertical, amassado). Depois a explicaçao da receita já segue o passo a passo da sua realização. Faço assim por meu exemplo que gosto de ir lendo e executando. E se a receita tiver segredos lá adiante será um desastre. Rs.
Farei uma postagem semanal, incluindo o jantar   - como nós chamamos o jantar das sextas feiras aqui em casa, mais as receitas que ainda fazemos no final de semana.
As postagens serão no início da semana, e quem quiser nos acompanhar experimentando as receitas, terá a semana inteira para se organizar e fazer no fim de semana, quando todos temos mais tempo - para comprar, cozinhar e fazer do momento o mais legal possível, não é mesmo?
Espero que as receitas daqui sejam aproveitadas ao máximo, porque só vou colocar receitas que tenhamos feito e gostado. Algumas receitas virão sem fotos, mas na medida do possível eu postarei com fotos, porque é muito melhor de entender. E mesmo em outra ocasião, buscarei atualizar as postagens antigas com fotos. É que quero já colocar muitas receitas e ainda vou ganhar ritmo com as fotos, tá?
Quem fizer a receita, comente, por favor. Quem tiver dúvida, também. Espero que muitos jantares, almoços e cafés sejam animados com as receitas escritas aqui. Boa diversão a todos!
Beijos,
Gilda

Nenhum comentário:

Postar um comentário