O amor nos conduz a vários lugares...Hum! O da cozinha é, sem dúvida, o mais aconchegante de todos! Rs

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Mais uma...de pão!

Gente,
desde sexta que Antonio queria fazer um pão. Mas, estava cansado e desistiu. No sábado tivemos um aniversário, eu fiz uns cupcakes para ajudar na organização da festa de uma amiga minha, e também Antonio não tentou fazer o pão.
Hoje, domingo, ele conseguiu fazer o pão. Rs. Ciabatta. Ele havia feito esse pão há mais de um ano. Rs. Por que não faz com mais frequência? Porque o ciabatta demora. A primeira vez que fez, o pão passou a noite crescendo. Aí comemos no café da manhã e foi delicioso! Dessa vez, novo livro, outra receita e a vontade grande do marido de comer o ciabatta. É um pão realmente delicioso, mas é uma frustração na maioria das padarias... Aqui em Curitiba adoramos o ciabatta da família farinha e também o da prestinaria.
Bom, Antonio começou a fazer o pão de manhã e deixou o pão crescer o dia inteiro. Ficou pronto enquanto eu digitava a receita anterior. Gente, ficou sensacional! Uma delícia, perfeito! Rs.
Vamos aos ingredientes e você avalia se quer fazê-lo ou se tiver uma ajudante de cozinha, dê a receita e peça com muito carinho para ela fazer o pão. Não pode haver arrependimentos! Rs.
Perfeito
CIABATTA 
Parte 1 da receita:
1 kg de farinha de trigo peneirada
Dica: Existem farinhas que indicam na embalagem serem próprias para pães. Aproveitem essas, tá?
650 ml de água
Dica: Se você mora numa cidade fria, como Curitiba, e estiver frio ( hoje estava bem quente), amorne a água antes de usá-la para fazer pão. caso contrário, você prejudicará a fermentação do pão. Água morna, nunca quente, porque prejudica também.
10 g fermento fresco
Dica: Em supermercado vende tanto o fermento fresco como o seco. Aqui usamos o seco por hábito. Se você usar o fermento seco é só ver na embalagem a equivalência das quantidades entre o fermento fresco e o seco, tá?
Primeiro a gente faz a biga. Pegue uma tigela grande (a saladeira da coza é ótima pra isso, o copo da batedeira), coloque a farinha, despeja a água misturada com fermento, mistura bem com um raspador de plástico e cobre com filme plástico edeixa crescer por 8 horas.
 Parte 2 da receita:
200g de farinha peneirada
100ml de água
Ficou muito macio. Acompanhado de omelete
22g sal
10g extrato de malte (pode substituir por 2 colheres de sopa de açúcar)
10g de fermento fresco
farinha de trigo integral ou semolina para polvilhar.

Para fazer o pão:
Pré aqueça o forno a 220-230 graus. Unta uma assadeira grande com azeite de oliva.
você incorpora a farinha à biga. Junta o sal, o fermento, o extrato de malte, água no centro da massa, incorporando os ingredientes. Aí você amassa/sova até que a massa fique lisa e homogênea.
Atenção! Muitos livros e já vi chefs falando que o sal não deve ficar em contato direto com o fermento. Então, coloque o sal no extremo oposto ao ponto em que você colocou o fermento, tá? Quanto a sovar, essa massa é bem leve e grudenta. Eu uso a minha batedeira para sovar pão. Mas, a minha batedeira é uma kitchenaid excelente. A minha batedeira anterior não conseguiria sovar bem. Avalie se sua batedeira é boa para fazer isso. caso não seja, faça assim. Deixe sempre um pacote de farinha de trigo aberto bem próximo de você. Enfarinhe bem o lugar em que você sovará o pão. E se achar necessário, estiver muito grudenta, acresça um pouco mais de farinha. Misture bem, amasse bem, leve pra longe e para perto de você usando a munheca. Faça isso por pelo menos 10 minutos. Não precisa força, viu? Ah! Usamos açucar e não o extrato de malte, mas o marido quer porque quer que eu encontre extrato de malte para usar no próximo ciabatta. Rs.
Estenda a massa com um rolo dando forma retangular. Não é pra deixar fininha a massa, tá? Cubra com filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume (30-60 minutos). Estende de novo a massa com o rolo, formando retângulo com espessura de 1 cm. Corte em pedaços compridos de 10-15cm. Passe cada pedaço em azeite de oliva e em farinha integral/semolina. Coloque na assadeira untada com bastante espaço entre os pedaços. Deixe dobrar de tamanho de novo. Rs.
Leve ao forno aquecido a 220-230 graus por 15-20 minutos.
Atenção: Só agora, lendo para mima receita, é que Antonio percebeu que esqueceu de colocar a massa para crescer quando colocou na assadeira. Rs. Ele colocou direto no forno pré aquecido. E ficou maravilhoso do mesmo jeito...Rs.
No forno de casa, o pão só ficou no ponto com 20 minutos. Você sabe quando um pão está bom? Quando você dá soquinhos nele e o som é oco.
Poxa, logo de cara um pão demorado...Rs...Deixa eu organizar aqui:
1. Faz a biga..espera 8 horas;
2. Mistura a biga aos outros ingredientes...Sova...Estende...Espera 30-60 minutos;
3. Estende de novo a massa...Corta em pedaços longos...Coloca na assadeira e espera dobrar o tamanho;
4. Assa por 20 minutos.
É, de repente, para você que vai fazer a primeira vez, é bom preparar a biga e deixar crescendo de noite. No outro dia, você estará bem descansado, aí mistura, sova a massa, estende e espera 1 horinha para crescer mais um pouco. Aí, estende de novo, corta, e espera crescer de novo. Ou seja, você acompanha o almoço com o pão, toma um café da tarde ou janta com um pão delicioso! É o que vamos fazer agora, jantar um sanduíche maravilhoso, porque o pão é muito muito gostoso!
Beijos,
Gilda

Nenhum comentário:

Postar um comentário