O amor nos conduz a vários lugares...Hum! O da cozinha é, sem dúvida, o mais aconchegante de todos! Rs

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Mousse de chocolate

Aff, não sei vocês, mas quando me oferecem mousse ou pavê eu fico sempre tensa...Não sei se será uma boa experiência...Ah, fazem muito doce, com achocolatado, é difícil gostar...Aí, fiz essa receita duas vezes já. A mousse fica muito cremosa e gostosa!
Não é muito simples de fazer, mas a receita rende 8-10 porções de mousse, dependendo da vontade dos convidados. Rs.
MOUSSE
Ingredientes:
140g de chocolate preto
Atenção: melhor avisar logo. Não uso achocolatado em pó ou coisa do gênero. São mais doces e comprometem o sabor que busco no doce. Uso chocolate para culinária. É só procurar em casas de doceiros. Vendem barras de 500g, 1kg. É ótimo e dura bastante.
3 colheres de sopa de açucar granulado fino
2 claras de ovo
3/4 de uma colher de chá de gelatina em pó
1 colher de sopa de café instantâneo
500ml de creme de leite fresco

Vamos lá! Pique/rale 15g do chocolate e reserve.
Coloque 60ml de água com o açucar numa pequena panela (de inox). Faça a calda de açucar, mexendo em fogo baixo até que o açucar dissolva. Sem mexer, deixe ferver, mas logo faça o teste para saber se a calda está pronta: Pegue uma tigela com água gelada e coloque 1/4 de colher de chá da calda nela. Tem que formar uma bola maleavel, mas que mantem sua forma ao toque. Se formar a bola, a calda estará pronta.
A calda está pronta? Então, pegue as claras e bata na batedeira para ficarem firmes, ainda batendo, acresça a calda de açucar.
Dissolva a gelatina em água (quente e fria, como normalmente é feito), numa panelinha dissolva o café instantâneo em uma colher de água fervente e misture à gelatina. Junte tudo às claras. Mexa bem.
Pique o chocolate e derreta no microondas (potência média sempre, 1 minuto, mexa, se não derretou tudo, volte ao microondas). Junte o chocolate derretido às claras.
Bata o creme de leite fresco até que ao levantar o arame da batedeira, ele deixe um rastro e incorpore às claras. junte o chocolate ralado e distribua a mousse em taças individuais. Eu usei saco de confeteiro com um bico simples, como a receita manda. Mas, se você achar melhor, use uma colher mesmo. Deixe na geladeira por uma hora no mínimo.
Você pode decorar com chantilly ou pedaços/ raspas de chocolate, tá?
Fica bem bom!
Beijos
Gilda

Nenhum comentário:

Postar um comentário