O amor nos conduz a vários lugares...Hum! O da cozinha é, sem dúvida, o mais aconchegante de todos! Rs

domingo, 20 de fevereiro de 2011

A primeira receita daqui é uma delícia!

Eu queria começar com uma receita recente e bem gostosa! Pois na última sexta feira, eu fiz sozinha o jantar gourmet aqui de casa. Escolhi a receita e não comentei com o marido. Uma parte eu sabia que ele ia gostar...Rs.
Como temos feito uma alimentação bem balanceada aqui em casa, optei por uma receita de salada grega acompanhada de um peixe assado, tiradas de um livro maravilhoso de receitas do mediterrâneo. Os ingredientes eram simples e parecia bem refrescante. Eu gostei muito da receita. O marido disse que ficou boa, mas que esse tipo de salada dá pra comer apenas de vez em quando. Rs.

A SALADA

Chama-se salata horiatiki. Seus ingredientes são todos crus.
A quantidade que escrevi é suficiente para 4 porções bem grandes. Como disse, eu e Antonio comemos dela, depois eu comi sozinha, Manuela também provou e ainda deve ter metade da salada.

1 pepino.                    

Você descasca, corta ao meio pelo comprimento, tira as sementes corta em cubos pequenos.
2 pimentões verdes.
Você corta pelo comprimento, tira as partes brancas e as sementes, e faz tirinhas finas e compridas dele.
4 tomates.
Você corta em cubos pequenos.
1 cebola roxa.
Você descasca e corta em tiras finas.
16 azeitonas pretas
250g de queijo feta.
Você corta em cubos.
Na casa de queijos em que eu fui, não tinha o queijo feta, aí comprei o estepe, que é bem cremoso e salgadinho.
Repararam que a salada alterna ingredientes crocantes (cebola, pimentao) e outros macios (tomate, pepino)? pois é, fica bem legal na mastigação.
Folhas: Você mistura na salada a salsa e hortelã. A receita fala em 24 folhas da primeira e 12 folhas da segunda. Eu segui a risca, porque é o que sempre busco fazer. Adorei!
Para finalizar a salada, você coloca num pote com tampa 125ml de azeite, 2 colheres de sopa de sumo de limão e um dente de alho amassado. Tampa o pote e agita bem tudo. Esse é o molho da salada, é só regá-la com ele, tá?
É isso. Uma salada simples, facílima de fazer e eu adorei o sabor dela! As folhas de hortelã...Hum!
Dicas: tenha em casa pelo menos uns dois potes de vidro com tampa para misturar e agitar os molhos das saladas. Depois ainda conserva por um tempo nele, sabe? É prático.
Outra dica é a respeito da vasilha para guardar a salada. Eu tenho 2 kits de 3 potes de inox com tampa plástica da tramontina e eu simplesmente adoro esses potes. Eles conservam por muitos dias qualquer alimento, salada ou verduras/legumes. Por isso, quando faço saladas preparo já em um dos potes e guardo ali mesmo.

O PEIXE

Depois que fiz essa receita foi inevitável pensar em como fui boba em demorar tanto para fazê-la...Além de gostosa, eu poderia já ter usado a técnica do papelote muitos outras vezes! Rs.
A receita diz que para 4 pessoas 4 filés de peixe. Na peixaria da qual sou freguesa, um filé de peixe é muito grande e realmente, com um filé dá para se servir duas vezes.
Estou em Curitiba e normalmente na peixaria tem filé de congrio, linguado, anchova, abrotéa, pescada amarela, dourado. Eu sempre alterno o peixe da semana. Para essa receita usei o linguado.
Deixe o filé inteiro. Não precisa temperar nem regar com limão previamente.
1 rolo de papel manteiga.
Você corta o papel manteiga em retângulos médios - em que os filés de peixe caibam com bastante folga.
1 alho poró.
Você lava bem, corta em tiras compridas e finas.
4 cebolas.
Você descasca e corta em tiras finas
30g manteiga amolecida
Você coloca a manteiga em um potinho e leva ao microondas por uns 7-10 segundos, de acordo com seu microondas.
1 limão.
Você corta em rodelas bem fininhas
2-3 colheres de sopa de sumo de limão
São esses os ingredientes, tá?
Você pré aquece o forno a 180 graus, você coloca os filés de peixe no meio de cada retângulo. Por cima de cada filé espalhe o alho poró e a cebola. Regue com a manteiga e coloque 3 rodelas de limão em cada filé. regue com o sumo de limão.
Atenção: A receita não pede que o peixe receba sal. Eu não pus sal. Depois de pronto, moemos o sal no peixe, já na mesa. Se você não quer arriscar ou não gosta dessa idéia, já ponha o sal junto com os outros ingredientes.
Voltando à receita...Rs...Você vai fechar o retângulo sobre o peixe, e dobrar bem as pontas até formar um envelope bem fechadinho. Tem que ficar fechado, gente, para que o vapor estufe o papel e o peixe cozinhe no vapor, tá?
Você coloca os envelopes com peixe em uma assadeira e leva ao forno por 20 minutos. No nosso forno o tempo coincidiu com o da receita. Aos 20 minutos, verifique se o peixe está assado, se achar que precisa de mais tempo, conte mais uns 5 minutos.
Pronto, gente, é isso. Você pode comprar dois filés de peixe no final de semana, prepara os papelotes e janta no domingo e na segunda, quando chegar do trabalho cansado. Você pré aquece o forno, toma um banho, pega o papelote de peixe na geladeira, assa 20 minutos e janta com um arroz branco ou com um macarrão que faz rapidinho, ou ainda com uma salada que você também preparou no dia anterior, mas guardou muito bem em algum pote de vidro/inox.
E você pode mudar os ingredientes, colocando rodelas de tomate...Pensei nisso, sabem? porque ia ficar bem bom, também. No dia seguinte refizemos os papelotes de peixe. Antonio fez e esqueceu do alho poró. Rs. Colocou um pouco de açafrão, que deu uma cor amarela bela ao peixe. Também colocou cominho e mostarda. Ficou bem bom, também. Eu amo coentro. Amo. Então, meu proximo papelote vai ser com coentro e limão. Simples assim.
Beijos, espero que todos aproveitem os dias de cansaço para comer um peixe bem gostoso!
Gilda

Nenhum comentário:

Postar um comentário