O amor nos conduz a vários lugares...Hum! O da cozinha é, sem dúvida, o mais aconchegante de todos! Rs

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Gostaram da foto acima?
Pois foram os cupcakes de chocolate que fiz para um café com as amigas. Eu já fiz algumas receitas de cupcakes de chocolate e são todas boas, mas esse eu comecei a fazer recentemente. É do livro da Martha Stewart. É delicioso!! Uma perfeição...Rs.
Quando eu me interessei por cupcakes, via as pessoas comentando que era só fazer em tamanhos menores a receita de um bolo normal. Eu fiz alguns, mas como sempre alguma coisa não dava certo, resolvi fazer um curso de cupcakes com uma cakedesigner.
Pronto! Eu aprendi realmente a fazê-los e não errei mais.
Eu uso formas de aluminio para muffins, mas no curso as formas eram de bombocado. Elas são muito semelhantes, mas as de bombocado tem a base mais estreita. Eu comprei um enfeite bonito para envolver os cupcakes e não fecharam direito. Se fosse a forma de bombocado, acho que teria dado certo. Vou na loja do confeiteiro comprovar isso, ainda.
Você pode comprar a bandeja já com 12 formas. É bem prático. As minhas formas são individuais e eu as disponho sobre uma bandeja de alumínio/teflon para irem ao forno. Normalmente, asso de 12 em 12 formas.


Antes de começar, você precisará de:
12 formas de aluminio de muffins ou bombocado;
12 formas de papel para cupcakes;
Um aro de metal como o da foto, para que seus cupcakes esfriem;

Atos preparatórios:
Prepare as formas, colocando cada forminha de papel dentro da forma de alumínio. Não precisa untar. Atenção! Se, ao separar as forminhas de papel, você danificar seu pliçado, a forminha da papel desgrudará da massa, estragando todo o trabalho de fazer um lindo e gostoso cupcake! Retire segurando a borda superior das forminhas de papel e empurrando delicadamente as formas de dentro mais para dentro. Não empurre as forminhas para fora!
Pré aqueça o forno a 180 graus.
Vamos à receita?
RECEITA DE CUPCAKE DECHOCOLATE 
DA MARTHA STEWART

3/4 xicara de cacau em pó/chocolate em pó (fiz com chocolate em pó e ficou delicioso!)
3/4 xicara de água quente
3 xicaras de farinha com fermento - sim, prefira a farinha com fermento!
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio -ajuda na fermentação
1 1/4 colher de chá de sal
1 1/2 xicara de manteiga sem sal
2 1/4 xicara de açucar
4 ovos grandes
1 colher de sopa + 1 colher de chá de essência de baunilha
1 xícara de creme de leite fresco
1 limão


Passo1: Peneire os pós: farinha, fermento, bicarbonato e sal;
Passo2: dilua o chocolate/cacau em pó na água quente;
Prepare o creme de leite: pingue um pouco de limão em uma xícara de creme de leite. Espere 10 minutos. Pronto!
Passo3: leve o açúcar e a manteiga ao fogo baixo em uma panela pequena, até que o açúcar dilua na manteiga;
Passo4: Passe a manteiga com açúcar para a batedeira e bata bem até esfriar. Junte um a um os ovos, batendo bem. Por fim, junte o chocolate e a essência e bata bem;
Passo5: a minha batedeira tem o modo "misturar", que é uma velocidade mínima. Se a sua também tem, ótimo, use-a. Se não tem, tire o copo da batedeira e acrescente o creme de leite e os pós com uma colher de metal. Nessa fase, a mistura é tão somente para que a massa fique homogêna. Não é para bater mais o bolo, tá?
Pronto! A massa do cupcake está pronta. Agora é só você passá-la para as forminhas com a ajuda de uma colher. Preencha 2/3 da forma e asse a 180 graus por 20-25 minutos, conforme seu forno.
Depois de assados os cupcakes, você espera esfriar um pouco e passa-os para o aro de metal, como mostro na foto lá em cima. Aí, você já pode usar as formas de alumínio para nossa leva no forno. A receita rende uns 30 cupcakes, dependendo da distribuição da massa nas formas.
Vejam que os meus ficaram bem altos, perfeitos. Porque a temperatura no forno tem que estar adequada. Não pode esquentar demais ou os cupcakes murcharão ao saírem do forno...
Se você os quiser mais baixos, é só colocar menos massa nas formas. Eu decorei com corações, olhem aqui ao lado:
Bom, é o bolo que todos repetem aqui em casa! O mais surpreendente é que se você seguir a receita corretamente terá o bolo mais macio que já comeu. Hum! Muito, muito macio e gostoso!
Tchau!
G

3 comentários:

  1. Amei o blog! Tá lindo mesmo...adorei o design! E o ratinho tb...fofo
    Mas o que mais gostei foi desta foto....dá p/ trazer uns prontos d apróxima vez que visitar o Rio?
    bjs e parabéns e sucesso!!

    ResponderExcluir
  2. uau....que delícia!!!! Mas eu nao sou boa com doces...só consigo fazer salgados. Eu tô babando aqui....risos...beijinho. Dany

    ResponderExcluir
  3. Dany, eu não era nem um pouco boa com doces...Rs...Errava tudo, era um desastre...Rs...Eu insisti e agora não erro mais! E vale a pena! Se você seguir as dicas direitinho da receita, seu cupcake vai ficar perfeito! Depois vem aqui contar. Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir