O amor nos conduz a vários lugares...Hum! O da cozinha é, sem dúvida, o mais aconchegante de todos! Rs

segunda-feira, 28 de março de 2011

1, 2, 3...e Bolo!

Rs!
Uma querida amiga teve nenê há 41 dias e eu ainda não tinha conhecido o pequeno Pietro. Mas, há semanas que seguíamos aqui em casa nos revezando em gripes: primeiro eu, depois marido e por fim nossa filha. Não podia ir visitá-la com o vírus da gripe de carona, não é mesmo?
Pois, passada a fase dos gripados, fui visitá-la e levei junto um bolo de laranja. Na verdade, a Marcinha é fã do meu bolo de limão siciliano. Sempre lembra que gosta muito dele, mas eu só tinha um limão siciliano já meio antigo na geladeira. Optei pelas laranjas novas. No batizado da minha filha os cupcakes eram de sabor laranja e também de limão siciliano.
O bolo é basicamente o mesmo. Se eu os colocar em formas de muffins, ficam cupcakes lindos e deliciosos!! Macios, derretendo na boca. Mas, como eu levei o bolo, foi mais prático assá-lo em forma de bolo inglês. Nem desenformei, porque fica bonito do mesmo jeito.
A receita é fácil, também. Vou dar as duas versões, de laranja e de limão siciliano.
Receita:
Bolo de Laranja/Limão Siciliano
pré aqueça o forno a 180g. Unte a forma, que pode ser a de bolo inglês, as de muffins, a com o furo no meio, uma retangular, quadrado, redonda...Rs.
Lembrem-se, todos os ingredientes em temperatura ambiente!

Leite talhado:
1 xícara de leite
2 colheres de sopa de vinagre

1 xícara de manteiga (200g)
2 xicaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo - peneirada!
4 ovos

1 colher de sopa de fermento - peneirado!
1 xícara de suco de laranja (na versão de limão não há suco de limão, tá?)
2 colheres de chá de sal - peneirado!
2 colheres de chá de essência de baunilha
2 colheres de sopa de raspas de limão siciliano/ laranja


Prepare a base cremosa, batendo a manteiga com o açúcar.
Depois de o creme clarear e ficar fofo, você acrescenta o ovos, um a um.
Enquanto você está batendo a manteiga com o açucar, prepare logo o leite talhado!
Você mistura o vinagre no leite e deixa-o sobre a bancada por 10 minutos. Pronto! Rs.
Juntou os ovos? Agora é a hora da farinha. Sendo assim, se sua batedeira tem o modo de mistura é hora de usá-lo, se não tiver, o jeito é misturar tudo com as mãos.
É só alternar os ingredientes líquidos com os solidos. Um pouco do leite, depois um pouco da farinha, depois a essência,  e assim, você mistura tudo só o suficiente para ficar homogêneo.
Pronto! É só assar o bolo! Ficou lindo, amarelinho, delicioso! A receita rendeu duas formas de bolo inglês, uma que ficou aqui em casa e a que foi para a casa da minha amiga. Todos gostaram do bolo!
Meu marido comeu feliz da vida, junto com nossa filha! Rs.
Não tem erro!
Beijos e bom café da tarde para vocês!
Gilda
 

Um comentário:

  1. ÊÊÊÊ...anotei a receita!!!!Agora vou tentar fazê-lo, tomara q fique tão gostoso qnto o seu, rs o Pietro tb gostou,rs...

    ResponderExcluir