O amor nos conduz a vários lugares...Hum! O da cozinha é, sem dúvida, o mais aconchegante de todos! Rs

quinta-feira, 31 de março de 2011

Hoje pode ser dia de frango...e ser bom!

Ai, percebo que alguns homens não são lá muito fãs de frango...Eu adoro! E de qualquer jeito, cozido, assado, recheando torta, salgado...Rs.
Bom, essa receita ficou deliciosa! De verdade! Só de olhar, já fiquei com vontade de almoçar, porque, para mim, tudo que tem creme de leite fica mais gostoso. Rs.
Dia de semana comum, você quer um jantar diferente, mas com o franguinho já comprado, então, dá pra fazer essa receita. Ela precisa de tempo no forno! Esse é o único detalhe e que vale muito a pena de seguir.
Deixa eu explicar o motivo. Esse prato é um guisado. Minha mãe sempre dizia que ia fazer um guisado. Mas, agora aprendi que no Brasil fazemos um pouco diferente o guisado.
Como o livro de receitas é uma edição de Portugal, peguei as receitas de guisados de lá. E fica difernete dos guisados da minha mãe. Fica delicioso!
O guisado tem duas etapas. Primeiro a carne é dourada no azeite. Na segunda etapa a carne é cozida longamente no forno. É, minha mãe fazia tudo sobre o fogo, nunca no forno. Pois o resultado no forno surpreende!
Então, vamos à receita já, para que ela fique pronta a tempo. Rs.
Frango com creme de leite fresco
Para 2 pessoas, tá?
Pré aqueça o forno a 180 graus. Limpe o frango. Separe uma assadeira média. Separe um prato e coloque papel toalha nele. Já?
Os ingredientes:

500g de coxa de frango
2 colheres de farinha de trigo
2 colheres de sopa de azeite/óleo - aqui em casa só usamos azeite
1/2 cebola picada - não precisa ser muito picadinho, tá?
100g de cogumelos fatiados
1/4 xícara de caldo de galinha
1/4 xícara de vinho branco
125g de couve-de-bruxelas cortadas ao meio - compõem muito bem com o prato!
1/2 cenoura fatiada
2 colheres de creme de leite fresco
Primeiro: passe o frango na farinha, sem excessos, tá? Pegue uma panela de base larga, pode ser frigideira se tiver as laterais altas. Doure o frango na panela com metade do azeite, depois deixe escorrer no papel toalha.
Doure os frangos aos poucos, porque se você colocar muitos pedaços de frango na panela, a temperatura cai bruscamente e vai demorar demais para dourar o frango, tá?
Dourou todos os pedaços, então passe-os para a assadeira. Reserve.
Primeiro passo fácil e rápido.
Segundo passo: naquela panela, junte o resto do azeite, a cebola e os cogumelos. Deixe douranod por uns 5 minutos. Junte-os ao frango. Hum...Começou a gostar? Rs.
Terceiro passo: naquela panela mesma, você coloca o caldo de galinha, o vinho e deixa ferver uns 5 minutos. Junte a cenoura e a couve de bruxelas e junte ao frango. Hum!
Agora, não é mais com você. É com o forno. O frango vai assar ali por 35 minutos. Passado esse tempo, você acrescenta o creme de leite e assa mais 10 minutos. Prontinho!
Rs. se você já fatiar os ingredientes com antecedência, ou ganhar ajuda do marido para isso, você doura o frango e faz o resto rapidinho. Aí, vai tomar um banho, ler alguma coisa enquanto espera o forno dar conta do seu almoço/jantar.
Se eu não o convenci, ainda, olhe a foto. Eu gostei tanto que fiz a foto no momento em que saiu do forno.
cenoura, couve-de-bruxelas,cogumelos, frango

Se você já está preocupada com o creme de leite e que isso não é exatamente light, faça como eu que não tive acompanhamentos no prato. Nada de arroz. Porque tem legumes e não achei necessário. Se realmente você se incomodar com o creme de leite, não o inclua, então...Ou, deixe para preparar o frango no fim de semana e prove com o creme de leite. Rs.
Beijos,
Gilda

Nenhum comentário:

Postar um comentário