O amor nos conduz a vários lugares...Hum! O da cozinha é, sem dúvida, o mais aconchegante de todos! Rs

quarta-feira, 30 de março de 2011

Hum...Comemoração?
Então, vou mostrar nosso jantar de aniversário de casamento no ano passado- bodas de couro. Ficou delicioso e lindo! Rs
Nos envolvemos, como sempre, e foi muito bom!
Hum...Rs
Antes de Manuela dormir, já começamos a arrumar a mesa e organizar os detalhes do prato. Escolhemos um porco com batatas e alcachofras. Hum! Gostou? Ficou delicioso!
Receita:
Medalhão de porco com batatas e alcachofras
Hum...
Primeiro, nossa panela preferida...Rs...É grande, redonda como uma frigideira, mas com bordas bem altas. É perfeita para risotos, por exemplo.
Primeiros ingredientes: 

1 lombo de porco
40g toucinho defumado
tomates sem pele em cubos
40g de raspas de limão
salsa, pimenta, azeite, ervas
caldo de legumes/carne

Hum! Rs
Marido limpou e temperou o porco (ervas ao seu gosto: louro, alecrim, tomilho, pimenta, pápricas etc) e o enrolou. Eu achei esse fio de silicone. São vários que encaixam uns nos outros no comprimento que você quiser. É só lavar e ficam prontos para o próximo uso.
O porco foi dourado no azeite, alho, toucinho as ervas e os tomates. Depois de cozido, mantenha-o quentepor uns 10 minutos. Depois, misture o caldo de legumes ao caldo emq ue foi cozido o porco, coe, junte as raspas de limao, a salsa e regue com um pouco de azeite.

Parte 2 dos ingredientes:

6 alcachofras (usamos em lata)
500g batatas
1 limão
2 colheres de sopa de extrato de tomate (usamos o molho do tomate pelado em lata)
150g de cebolas pequenas picadas bem fininho
50g manteiga
250ml de caldo de legumes/carne
azeite, alho, ramo de cheiros (amarre junto um pouco de alecrim, tomilho, manjericão, louro, o que quiser, ervas frescas)
açafrão
salsa, sal e pimenta

Alcachofra
Pegue uma assadeira, esfregue o fundo e laterais com alho. Isso mesmo, com alho.
Leve ao fogo em uma panela pequena o caldo de legumes, com alho, o ramo de cheiros e o açafrão. deixe ferver.
Misture as cebolas com manteiga e misture com as batatas cortadas em lascas bem finas, também. Forre o fundo da assadeira com essa mistura boa. Por cima dessa camada, regue com o caldo fervido. Hum! Já está cheiroso, não acham? E diferente, também. Nada de reclamar...Ferver caldo é fácil, misturar batata, cebola e manteiga é muito fácil!
Você leva a assadeira ao forno a 200 graus, em banho maria. A receita não diz o tempo de assar, então, espere dourar, dê tempo para a batata assar. Assim que você achar que já está gostoso (pode provar, né? Rs), retire do forno e jogue a salsa por cima. Reserve.
Vamos à alcachofra. Se você usar a alcachofra natural, terá que cozinhá-la em água e sal e sumo de limão. Se fez como nós, que compramos em lata, seguirá para o próximo passo, que é fatiá-la e dourá-la em azeite e manteiga. Para dar liga, coloque um pouco de extrato de tomate. Pronto!
As batatas e cebolas no Forno
Agora é só montar o prato!
Você precisará de cortadores que as confeiteiras usam muito. Aqui em casa temos um kit, que é barato, vende em qualquer casa de confeitaria e é bem legal ter em casa.
Você coloca o cortador sobre o prato em que servirá a comida. Agora, você monta as camadas. primeiro, a alcachofra, depois a carne do porco, fatiada. E, no topo, as batatas. Por cima, o molho do cozimento.
São 3 etapas, mas bastante simples. Você pode, inclusive, preparar a batata bem mais cedo e levar ao forno já à noite. A alcachofra é tão rapidinho, também. Melhor não tirar a frescura da comida feita na hora.
Montando o prato!
Marido, caprichando no jantar
Primeira camada: alcachofras
O cortador é esse da foto. Você centraliza no prato e começa a fazer as camadas: alcachofra, depois porco e por fim, as batatas.
Segunda camada: Porco, em fatias
                                      O prato finalizado fica assim:

Pressionando levemente as camadas, para ficar bonito

Mas, ainda falta o molho! Rs. Ó só:

Delícia!
Para que temos datas, afinal?
Para lembrar, com fotos, cheiros, gostos...Um vinho...Rs
Aproveitem!
Beijos
Gilda

Nenhum comentário:

Postar um comentário