O amor nos conduz a vários lugares...Hum! O da cozinha é, sem dúvida, o mais aconchegante de todos! Rs

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mais receita

Eu não disse que escreveria só uma vez na semana? Rs...É, vamos aproveitar meu ritmo acelerado, porque no fim de abril eu viajo e só volto a escrever no fim de maio! Ai, vou ficar com uma saudade do meu computador...Rs
A receita de hoje foi a prmeira do meu livro de guisados/caldeiradas. Foi fácil de fazer e ficou muito gostosa! Pena que não fiz fotos...
Mas, quem fizer em casa podia mandar uma foto pra mostrar aqui? Ou o passo a passo completo.
Carne assada...Uma vez minha mãe teve que sair de casa e me deixou encarregada de olhar a carne na panela...Eu enchia de água, completamente em pânico porque não sabia se devia deixar a água acabar ou se enchendo de água ia tirar o tempero da carne...Foi uma hora terrível! Rs.
Mas, agora tenho essa e uma outra receita de carne assada que são perfeitas. Rs. A outra receita saiu direto do livro do jamie oliver, que ensina os primeiros passos na cozinha. Muito bom!
Então, vamos à receita!
Carne assada com almofadas de ervas
Hum...
Ingredientes - parte I:
500g de posta branca, lagarto, patinho (em cubos) - o que você preferir!
1 colher de sopa de óleo/azeite
2 colheres de farinha de trigo
1 cebola em pedaços
Vamos por partes!
Parte 1: Nós já sabemos pela receita anterior como se procede com um guisado. Pré aqueça o frono a 180 graus. Separe um prato com papel toalha e uma assadeira. Limpe a carne, corte em cubos, passe-a na farinha, retira o excesso e doura na metade do azeite por uns 5 minutos - lembre-se de usar uma panela adequada, com base larga e laterais altas para não engordurar seu fogão. Depois, é só deixar no papel toalha. Depois passe a carne para a assadeira.

Use a outra metade do azeite na panela para dourar a cebola. Uns 2 minutos, escorra no papel toalha e depois junte a cebola à carne. Hum! Eu já gosto desde aí, porque gosto muito de carne com cebola.

Uma panela larga, de inox, com laterais altas
Ingredientes - Parte 2:
1 xícara de caldo de carne
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de chá de shoyu - uso o macrobiótico, tem menos sódio
1 cenoura pequena fatiada
1/2 pimentão verde picado
Cerâmica para suflês...
...é ótima para o guisado, também!
O caldo: Misture o caldo de carne, molho inglês e o shoyu. Regue a carne. Cubra com papel alumínio e asse por 1h e 15minutos. Nesse momento, jutne a cenoura e o pimentão. Volte ao forno com a carne e asse mais 30 minutos. Preciso dizer que esse molho é delicioso e a carne fica bem molinha, muito bom!
Com a cenoura e o pimentão

Nos 5 minutos finais, entrou couve no guisado. Ficou ótimo!
Se você achou fácil demais, porque dá pra ver que é bem rapidinho que prepara, depois é com o fogão, né? Então, pode arriscar fazer as almofadas. Eu fiz e adorei!

Ingredientes - Parte 3: Almofadas
1/2 xícara de farinha de trigo
30g de manteiga em cubos - temperatura ambiente
2 colheres de sopa de leite - temperatura ambiente
1/2 colher de salsa picada
1/2 colher de tomilho picado
1/4 xícara de queijo ralado - a receita pediu cheddar, eu usei parmesão.
Pegue uma tigela grande. Para esses momentos eu tenho saladeiras de plástico ou inox e tenho tigelas de inox, também. Vale a pena ter algumas delas. Na tigela coloque a farinha e a manteiga e misutre-as com os dedos. vai ficar parecendo uma farinha. Junte o leite, as ervas e o queijo. Mexa e misture. Gente, é impossível gostar de queijo e ervas e não achar que isso vá ficar bom! Rs
Amasse bem a massa por uns poucos minutinhos e vai virar uma massa homogênea. Achate a massa como se fosse fazer uma pizza. Não deixe fino, tá?  Pelo menos um dedo de espessura. Sabe aqueles cortadores de que falei na receita de comemoração de aniversário de casamento? Pois é, tem vários tamanhos e fica legal usando um pequeno. Você não tem o cortador? Não, não vou dificultar sua vida. Pegue um copo e corte a massa com a boca do copo. De preferência um copo pequeno. Ou a almofada sairá grande.
A carne já assou 1h e 15m, você juntou a cenoura e o pimentão, assou mais 30 minutos e agora vai colocar as almofadas sobre a carne, deixar descoberto e assar mais 15 minutos. Pronto!
Você pode fazer cada uma das partes dessa receita isoladamente. Uma carne assada sem o molho, ou usar o molho para outra receita. Imagino que o molho fique bem no frango, também. E as almofadas podem acompanhar uma massa. Que tal?
Beijos!
Boa sexta feira!
Gilda

Um comentário: