O amor nos conduz a vários lugares...Hum! O da cozinha é, sem dúvida, o mais aconchegante de todos! Rs

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Mudanças de Menu no fim de semana...

Hum...
Minha pequena filha teve alguma espécie de desarranjo intestinal na sexta feira...No meio da madrugada, acordou chorona, teve um leve quadro de diarréia...Teve febre ao longo do sabado, ficou chorona...E eu não fui ao chá de casa que eu queria ir, nem fiz os cupcakes de brownie para minha amiga noiva... Fiquei devendo os sabores lá e as fotos aqui...
Mas, o fim de semana trancados em casa não foi de todo improdutivo. Não! O marido ficou na cozinha no sábado a tarde (minha filha queria só o colo da mãe...Rs) e fez croissants! Eu pedia a ele para fazê-los há meses e nada...Pois é, desencantou! Ficou uma delícia!! Ele dividiu a massa em 3 partes, assou uma parte no sábado e deixou o resto na geladeira. E ontem, domingo, ele assou outra parte com recheio doce...MY GOD! Ficou incrivel! Rs.
Mas, os bons ventos também sopraram para mim no domingo. Manuela acordou 5 da manhã no domingo, por causa do mal estar, e ficou com o pai, que assistia à corrida de fórmula 1. Então, no meio da manhã ela adormeceu longamente. Aí, pus em prática meu plano de comer frutos do mar. Estava com saudades já. Rs.
Fiz um "espagetti marinara" e o detalhe: marido ADOROU!
Uhuuuuu
É fácil? É. Mas, exige alguns detalhes prévios, sim?
DETALHES PRÉVIOS:
1. Camarão - Nunca compramos descascados, porque fazemos caldo com a cabeça/rabo do camarão. Mas, se você prefere usar caldos prontos, se voce comprar descascado, é muito mais rápido. Eu levei um tempão descascando...
2. Molho de tomate pelado - compro pronto em lata, é de excelente qualidade. Se você não tiver assim, prepare seu molho, é muito melhor do que usar os outros molhos prontos. Pegue os tomates, risque uma cruz em sua pele, bem no base do tomate, coloque rapidinho em agua fervente. esfrie em água gelada e verá que a pele sairá muito facilmente. Aí, você coloca com um pouco de água e cozinha bem na panela de pressão, para tirar a acidez. Invista em um ótimo molho de tomate para seu prato ou ele perde pontos.
3. Mexilhões/mariscos - compramos já fora da casquinha, então, pulamos aquela parte de escolher os abertos e jogar fora e depois escolher os fechados e jogar fora. Você escolhe conforme seu tempo, sim?
4. Cenoura - corte em rodelas finas
5. Cebola e alho - picadinhos
Pronto, acho que é isso. Rs. Agora vamos à receita!

RECEITA DE SPAGETTI A MARINARA

Prepare 3 panelas grandes: Duas boas frigideiras com laterais altas e uma caçarola para a massa.

Ingredientes:
 Para 2 pessoas, mas que dê para repetir e ainda sobrar um pouco, tá? Rs
1 Cenoura
Tábua verde só para verduras e legumes
1 Cebola - Preferi usar a roxa
Azeite
Manteiga - para dourar os frutos do amr. Ao seu gosto.
450g de tomate pelado (uma lata)
Açúcar - Uma colher de chá
60ml de vinho branco - Não tinha em casa...pecado! Rs...Usei o caldo de camarão que eu mesma fiz. No final da postagem está a receita dele, tá? Se preferir, use caldo pronto.
Alguns grãos de pimenta preta
Uma pitada de pimenta caiena - Muito boa, mas só uma pitada, ela é forte!
125g de filé de peixe - Usei um filé de linguado, mas ficaria melhor se tivesse colocado pelo menos mais um file.
Tábua azul só para frutos do mar..Rs
3 lulas - Eu amo lulas, por isso, coloquei 5, mas eu exagerei, tá? Rs.
150g de Mariscos/mexilhão - Usei uma porção pequena, porque era o que eu tinha em casa mesmo, mas definitivamente podia ter mais. Rs.
150 g de camarões - Usei tudo o que tu tinha em casa e como estavam na casca, depois de descascados, ai, é uma tristeza, reduz tanto o peso...Ehheheh
Spagetti - sua medida, eu usei cerca de 300g.
Coentro...Hum...Não integra a receita, mas eu amo sempre e coloquei um pouco. Rs.

Passo a passo:
Frutos do mar: corte os aneis de lula, e o filé de peixe em cubos. O camarão e o marisco ficam inteiros. Eu os tempero com limão e um pouco de vinagre. Lavo-os bem e deixo-os juntos.
Tigela de inox, com os frutos do mar
Minha panela preferida
Primeira panela: Coloque azeite, a cenoura e a cebola e deixe refogar, dourar bem.
Não exagerei no tamanho da panela, não. Rs.Use uma frigeira grande para depois todos os ingredientes caberem dentro dela!
Amassando o tomate pelado
Depois coloque o tomate pelado. E esmague. Eu usei o amassador de batatas.  Não esqueça de juntar o açúcar. Nesse momento você coloca o alho, as pimentas, deixa cozinhar em fogo médio/baixo por 30 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o vinho ou o molho.
Panela 2: Coloque água para ferver. Comece o preparo do macarrão. Quando ferver, ponha a massa na água. Não esqueça de salgar. Rs. Como eu uso massa de grão duro, demora mais ou menos uns 15 minutos para ficar no ponto que gostamos aqui - al dente.
As três panelas sobre o fogão. Rs.
Por fim, prepare a terceira panela. Rs. É nessa que você irá dourar os frutos do mar. Como é um procedimento muito rápido. Eu aconselho a só dourar os frutos do mar quando o macarrão já estiver pronto.
Então, quando o macarrão estiver pronto, mantenha-o quentinho e antes de juntá-lo ao molho de tomate, teste o sal do molho. Eu precisei colocar uma colherzinha de sal. Aí, as 3 panelas se reduzirão a 2. Uma com o molho e a massa e a outra esperando pelos frutos do mar.
Macarrão pronto? Molho pronto? Deixe-os em fogo mínimo para mantê-los quentes.
Doure o camarão e a lula por dois minutos. É o tempo certinho. Mais do que isso e a lula ficará borrachuda. É, esse é o segredo para as lulas borrachudas. Rs.
Numa segunda leva, doure o peixe e os mariscos por mais tempo. 4 minutinhos.
De um lado os frutos do mar e do outro a massa com molho
Eu dourava e passava para a panela do molho. E ia ficando assim:
Spagetti saindo!
Depois, finalizado o prato, salsa por cima. E pronto! Foi uma farra gastronômica de dois pratos grandes para cada! E a filha pequena repetia "lula" e devorava as rodelas! Adorou o prato! Rs.

Hum!
Queijo parmesão ralado na hora
O toque pessoal do marido:
Nem todos os chefs concordam com o queijo ralado sobre
pratos de massa que acompanhem frutos do mar. Mas, não há uma regra proibindo. Rs. Ficou ótimo! Rs.
Valeu a pena mesmo!
Sucesso em casa!
beijos
Gilda

Nenhum comentário:

Postar um comentário