O amor nos conduz a vários lugares...Hum! O da cozinha é, sem dúvida, o mais aconchegante de todos! Rs

domingo, 12 de junho de 2011

Dia 12...

Todo mundo que namora, está casado e está feliz na relação quer comemorar o dia dos namorados com algum romance...De ficar agarradinho, comendo docinhos e coisinhas pequenas e gostosas; ou encarando um restaurante lotado; ou preparando um jantarzinho romântico. Ah, sei lá! Fórmula é o que não há, por isso há tantas idéias diferentes e legais para comemorar com o (a) amado(a)...Rs.
Na quinta feira, quando escrevia aqui, já não me sentia muito bem, mas amanheci péssima na sexta...Nem saímso de casa, eu e Manuela. Ficamos assistindo à tv, montando quebra-cabeças e descansando. Também não busquei o marido no aeroporto. Mas, ele chegou inteirinho em casa e fez o jantar dos namorados no sábado à noite...E foi maravilhoso, como sempre!
Mas, antes do jantar do sábado, eu fiquei devendo a receita de massa básica de tortas e quiches. Além de ser bem prática de fazer, você pode fazer a receita dobrada, congelar a metade em um saco plástico bem fechado. E, quando quiser fazer outra torta, você deixa a massa descongelar, ficar em temperatura ambiente e, então, prepara sua torta, certo?
Bom, vamos à receita!
Massa básica para tortas e quiches:
200g de farinha de trigo
100g de manteiga sem sal gelada
1 pitada de sal
1 ovo ligeiramente batido
Passo 1: Unte uma forma com fundo falso e aquelas bordinhas todas onduladas. Escolha uma tigela grande, porque você colocará as duas mãos dentro dela. peneire a farinha e o sal. Corte a manteiga em cubos e espalhe sobre a farinha com sal;
Passo 2: com as pontas dos dedos, misture tudo até virar uma farinha, faça uma cova no meio e adicione ali o ovo junto com 2 a 3 colheres de água. Para não grudar na sua mão, use uma faca ou garfo para formar uma bola. Se preferir, enfarinhe uma bancada e passe a bola para lá e amasse até formar uma bola lisa. Envolva-a com plástico filme e deixe na geladeira por meia hora (eu já vi chef mandando deixar mais tempo na geladeira...Eu deixo meia hora e fica certinha a massa)
Passo 3: Depois que você tirar da geladeira, deixe a massa descansar por mais uns 20 minutos, então, abra-a com um rolo. Essa receita forraria duas formas com 20cm. Então, avalie o tamanho de sua forma, certo?
Passo 4:  Forre a forma com a massa, faça vários furinhos na massa com um garfo para que não estufe ao assar. Agora, preencha a forma com papel manteiga e por cima, preencha toda a forma com feijões crus...É o jeito! Rs. A massa precisa pré-assar sozinha antes de receber o recheio. 10 minutos com o papel manteiga e depois de retirado o papel manteiga, mais 10 minutos a 200 graus.
Passo 5: Escolha o recheio: cogumelso com mostarda e creme de leite; queijo, presunto, queijo e alho poró (!), carne seca e queijo; pizza; tomate e queijo etc. Refogue previamente seu recheio com azeite, se o ingrediente necessitar, então, preencha a torta já pré-assada com o recheio e asse mais 30 hora, dependendo do recheio. Fica bommmmm! Rs
Pronto! Agora, na próxima postagem, meu jantar com risoto de camarão dentro de mini abóboras...Rs
Beijos,
Gilda

Nenhum comentário:

Postar um comentário