O amor nos conduz a vários lugares...Hum! O da cozinha é, sem dúvida, o mais aconchegante de todos! Rs

quarta-feira, 22 de junho de 2011

esquentou...Fiz pão!

Hum...
Estava com saudade de pão caseiro, e como ontem esquentou, fiz pão! Rs.
Essa receita é uma de nossas preferidas, fazemos com frequência aqui em casa. Vamos lá!
Fotos e passo-a-passo do pão tipo viena que preparei ontem, e ficou delicioso!
 Para uns 10 pães pequenos a receita é:
500g de farinha de trigo peneirada
50 gramas de açucar
10 gramas de sal
meio pacote de fermento instantâneo
300ml de água
Esses ingredientes todos você sova sobre uma mesa de trabalho ou usa sua batedeira para preparar, como na foto. Bata 5minutos na velocidade 02. Depois desse tempo, você acrescenta 50 gramas de manteiga sem sal. Nao pode ser nada gelado, já sabem, né? Ou atrapalha a fermentação do pão. Lembrem que fermento não gosta do gelado ou do quente. Só do morno. Depois que você juntar as manteigas, bata na batedeira mais 15 minutos na velocidade 4. Ou sove na mão até a massa ficar lisinha, homogênea. Então, você passa a massa para uma tigela e veda-a com plástico filme para que dobre de tamanho.
Vai crescer...
Está lisinha, certo?
Aqui em casa, em tempos não tão quentes, eu deixo água quente na pia e ali coloco a massa para crescer, como na foto. Mais ou menos 1h depois, a massa está crescida.
Cresceu!
A partir daí, você separa a massa em bolinhas, mais ou menos de 80 gramas. O legal de pesar é que assim você obtem pães de tamanhos similares. Uma dica é que eu coloco um pouco de farinha nas minhas mãos ao enrolar os pãezinhos.
O marido abre a massa, e enrola-a, assim o pão fica com uma forma boa. Assim que enrolá-los, você os dispõe em uma assadeira untada e deixa crescerem mais um pouco. Dependendo do clima, de meia hora a 1 hora. Aí é que você assa os pães em forno pré-aquecido. Normalmente por uns 20-25 minutos.
Forma bolinhas, abre, enrola
Os pães ficaram deliciosos! Eu e Manuela atacamos! ahahah. uma amiga passou aqui, comeu um e ainda levou alguns para casa. Rs. E hoje, com meu café com leite, ficou muito gostoso!
enroladinhos feinhos..Rs
Prontinho e delicioso!
Por fim, você deixa o pão esfriando numa grelha, porque assim não corremos o risco do fundo do pão ficar úmido. Quem gosta de pão saído do forno, é só pegar na grelha logo...Rs Ou esperar um pouco. Rs.
Beijos,
Gilda

Nenhum comentário:

Postar um comentário