O amor nos conduz a vários lugares...Hum! O da cozinha é, sem dúvida, o mais aconchegante de todos! Rs

quinta-feira, 3 de março de 2011

A sopa que virou massa! Rs

Gente,
sempre que eu folheava meus livros de culinária havia um clássico que aparecia em vários livros...A "marmite dieppoise", uma sopa francesa de frutos do mar. Nas fotos, a sopa é muito bonita e gostosa. Não sei o motivo, mas nunca listada seus ingredientes para fazer a marmite...
Bom, o dia chegou e foi um daqueles almoços de fim de semana bem gostosos, sabem?
Mas, não almoçamos sopa...Rs. O marido foi para a cozinha, achou muito lindo o prato e achou que combinaria perfeitamente com uma massa. Pegou uma caixa de pappardelle da despensa e a sopa transformou-se num 
Fui ao mercado municipal e comprei os ingredientes:
250g de camarões médios
300g de mexilhões
175g de vieiras
150g de peixe - comprei linguado, mas as receitas mandam usar salmão
75g de cogumelos fatiados
1/3 alho poró em rodelas
1/3 caule de funcho em rodelas - em outro livro usava-se cebola ao invés do funcho
1 xícara de vinho branco seco
1 raminho de tomilho
1 folha de louro
1/2 colher de sopa de salsa picada
1 xícara de creme de leite fresco

RECEITA DE MARMITE DIEPPOISE
Camarões: lave e descasque;
Mexilhões: lave e limpe. Rejeite os mexilhões já abertos, tá?
Vieiras: lave e limpe;
Peixe: corte em cubos;
Se os mexilhões estiverem na concha, siga o passo a passo aqui:

Panela funda: refogue o alho poró, tomilho, funcho, louro e os mexilhões no vinho. Deixe ferver uns 5 minutos. Mexa de vez em quando. Rejeite os mexilhões que não abriram, tá? Uma vez cozidos os mexilhões, tire-os da concha e reserve.
Sabe o liquido em que você cozinhou os mexilhões? Leve-o a fervura, mas no fogo baixo, tá? ponha na panela os camarões e as vieiras e cozinhe por 2 minutinhos. Tire-os da panela e reserve.
Volte para a panela e deixe a mesma água fervendo em fogo braixo. Ferveu? agora é a vez do peixe. Deixe-o cozinhar por uns 3 minutinhos. Tire-o da panela e reserve.
Coe o liquido da panela. Deve estar muito saboroso! Passe o liquido coado para uma outra panela funda limpa ou lave a panela usada antes e volte com ela ao fogo.
Agora é a vez dos cogumelos, cozinhe-os ali por 3 minutos, em fogo alto. Nesse momento, misture o creme de leite fresco e deixe ferver. Cozinhe por 5 minutos.
Gente, foi nesse momento que o marido olhou a panela, achou bonito demais para virar sopa e sugeriu que virasse um cozido de frutos do mar. Rs. Eu aceitei!
Você mexe de vez em quando a panela com os cogumelos até o caldo engrossar. Atenção aí! Se o creme de leite é fresco ajuda muito, porque ele não talha facilmente, mas se for o creme de leite normal, muito cuidado ao levá-lo ao fogo, porque pode talhar. Não estrague sua receita quase no fim. Rs.
Engrossou o caldo? Então junte os camarões, mexilhões, vieiras e o peixe ao cozido e deixe em fogo baixo só para esquentar. Jogue por cima a salsa e sirva.
Tenho certeza que como sopa é deliciosa! Mas, quando o marido decidiu mudar o rumo das coisas, nós preparamos o pappardelle. Deixamos reduzir o caldo da panela e misturamos a massa ao cozido.
Na ocasião fiz a foto, mas como não estava escrevendo para o blog, não me preocupei com a arrumação. Espero que a foto deixe vocês com vontade de fazer a receita, mas desxulpem não ter ficado mais bonito na foto, tá? Na próxima vez, deixo o prato bem bonito! Rs
Mas, essa foi uma das receitas que o marido adorou e não pôs um defeito. Ueba! Rs
Para quem gosta de frutos do mar, como eu adoro...Muito bom!
Não arrumei o pappardelle para a foto...Rs
Beijos
G

Nenhum comentário:

Postar um comentário